A obrigação de explicar o significado das disposições do contrato

O parágrafo 4 da disposição em questão estabelece outra obrigação do vendedor, segundo a qual, a pedido do comprador, o vendedor é obrigado a explicar o significado de cláusulas individuais do contrato. Este regulamento pretende excluir a possibilidade de o vendedor tirar partido da falta de experiência e conhecimento do consumidor através de disposições contratuais pouco claras ou complicadas.

Vale lembrar que o vendedor é obrigado a explicar os efeitos de disposições contratuais individuais, bem como a referir-se às disposições estatutárias que regulam determinada relação jurídica, que não constavam do contrato. A apresentação de um pedido de esclarecimento sobre as disposições do contrato não foi onerada com qualquer forma particular – basta uma declaração geral de dúvidas sobre disposições específicas do contrato.

Este pedido pode ser feito antes da celebração do contrato, bem como após a compra. Vale ressaltar que a apresentação de explicações pelo vendedor não exclui a possibilidade de invocar o chamado cláusulas proibidas. Estas explicações devem ser consideradas apenas como uma declaração de conhecimento do vendedor. Vendas ao consumidor – No caso de contatos comerciais entre o empresário e o consumidor, a lei está do lado deste último.

Isso não deve ser uma surpresa, pois o empresário é uma entidade “mais forte”, é um profissional da área que atua e, via de regra, também tem maiores possibilidades em relação às questões jurídicas. Consumidor por sua vez, como pessoa física, ao realizar compras, muitas vezes são guiados por publicidade, promoção ou incentivo do vendedor. Assim, para atender ao interesse do consumidor, o legislador dotou-o de uma série de instrumentos jurídicos. Play2sell gamificação corporativa o que é

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *